Os veículos elétricos estão transformando o mercado automotivo, com a economia de custos emergindo como uma das principais razões para muitos consumidores mudarem de carros a combustão tradicionais para modelos elétricos. Dados recentes da American Automobile Association (AAA) mostram que o motorista americano médio gasta cerca de US$ 3.000 por ano em gasolina, enquanto os proprietários de carros elétricos têm custos operacionais significativamente mais baixos.
De acordo com um estudo de 2020 da Consumer Reports, os proprietários de veículos elétricos gastam, em média, 60% menos por ano em combustível em comparação com os motoristas de carros a combustão. Essa diferença significativa contribuiu para o aumento da adoção de veículos elétricos nos Estados Unidos, com estimativas apontando para mais de 2,5 milhões de EVs (veículos elétricos) nas estradas americanas hoje.
Um exemplo prático é o da Tech Toy Box do YouTuber Mac e sua esposa, que decidiram trocar seus carros a combustão por dois Tesla Model Y. A experiência do casal oferece uma visão interessante sobre o impacto financeiro do uso de EVs. Antes de adquirir os Teslas, a conta mensal de energia da casa girava em torno de US$ 225. Depois de comprar o primeiro Tesla, mesmo usando o carro de cinco a seis vezes por semana e percorrendo distâncias de até 800 km, a conta de energia caiu para US$ 214 (muito provavelmente porque passaram a usar menos energia elétrica para outros aparelhos)
De acordo com o site SolarReviews, "os Superchargers (estações de carregamento rápido da Tesla) têm taxas que variam de US$ 0,11 a US$ 0,60 por kWh, dependendo da localização". Carregar um Tesla Model Y Performance usando um Supercharger pode custar entre US$ 7,84 e US$ 42,75, o que demonstra por que carregar veículos em casa costuma ser mais econômico.
Antes dos Teslas, Mac tinha um Mustang de combustão e gastava cerca de US $ 40 por suprimento semanal, o que era um total de cerca de US $ 160 por mês (antes do aumento dos preços da gasolina devido à inflação). Se sua esposa também tivesse um carro semelhante e o mesmo padrão de consumo, isso resultaria em uma despesa mensal de aproximadamente US$ 320 para o casal.
Após a compra do segundo Tesla, a conta de energia subiu para US$ 276, representando um aumento de apenas US$ 51 em relação ao consumo inicial da casa. Mac destacou que esses valores foram registrados entre fevereiro e junho, meses de temperaturas mais amenas, quando o uso de ar-condicionado – conhecido por consumir muita bateria – era mínimo.
Outros proprietários de Tesla também compartilharam experiências de economia semelhantes. Um YouTuber, por exemplo, calculou os custos de carregamento de seu Tesla em US$ 375 em 12 meses, o que equivale a apenas US$ 0,023 por milha.
Esses números ilustram o potencial de economia de longo prazo para os proprietários de veículos elétricos, especialmente aqueles que recarregam seus veículos em casa, em vez de depender da infraestrutura de carregamento pública.
Os benefícios financeiros de possuir um veículo elétrico vão além da economia de combustível, contribuindo para a crescente adoção desses carros em vários países. À medida que a infraestrutura de carregamento se expande e a tecnologia avança, as vantagens econômicas dos veículos elétricos estão se tornando cada vez mais evidentes, como mostram exemplos concretos como Mac e outros proprietários.
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